Na verdade não existe um momento certo para a primeira consulta ao ginecologista. O ideal é que antes de iniciarem as relações sexuais as meninas procurem um ginecologista para exames clínicos e complementares. A visita também é aconselhada quando há alguns incômodos como cólicas, secreção vaginal, caroços e dores no peito, mudanças na menstruação entre outros.
Se a jovem tem menos de 13 anos, é aconselhável que na primeira consulta a mãe ou outro familiar a acompanhe. Quando a procura pela consulta é por vontade própria (geralmente acima dos 15 anos), movida por dúvidas que surgem com o início da atividade sexual (uso de anticoncepcionais, suspeita de gravidez, nódulo nos seios) o fato de não ir acompanhada faz com que o vínculo com o médico seja maior. Mas a decisão de ir acompanhada ou não é da paciente e deve ser respeitada para que ela se sinta confortável e não haja constrangimentos.
É claro que devemos sempre lembrar que no começo, pode parecer meio estranho, mas uma visita ao ginecologista vai te deixar muito mais segura e confiante. Aos poucos, vai virar rotina.